segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aprender programação - Bem vindo ao clube \o/

Oi galerë ^^

Tava zapeando pelo orkut quando acabei encontrando, numa comunidade de programação um post sobre uma menina de 16 anos(!!!!!) que queria aprender a programar. Achei tão foufu *-* Se um dia eu tiver uma filha que queira aprender a programar com 16 anos eu vou ser a pessoa mais feliz do mundo \o/

Voltando... A menina queria dicas de por onde começar e talz... Tadinha... Teve gente MANDANDO na pobrezinha, que mal sabia lógica de programação: "Se quiser ir pra frente aprenda C#" =O Helloooo!!! Alguém que não sabe lógica e outros conceitos fundamentais da arte ^^ de programar(sim, eu amo meu trabalho!!) NÃO VAI ser um bom programador. Depois apareceu um menininho de 13 anos(óunn *-*) e continuaram bombardeando o coitado com dicas inúteis ¬¬

Parece óbvio, não?! Você quer ser engenheiro civil e o cara te manda começar estudando projeto de edifícios?!? NÃO. Primeiro vc estuda o básico. Muito cálculo, muita teoria e só no final vc aprende a fazer a coisa como se deve! Não sei porque as pessoas tem a mania de achar que aprender a mexer em código é programar ¬¬ Isso NÃO É PROGRAMAR!!! Fóruns com soluções e scripts prontos existem aos montes pela net. Qualquer um que saiba usar o google e o CTRL+C CTRL+V sabe fazer isso. ¬¬

Programar é mais que isso e pra que você aprenda a programar como EU acho que deve, aí vai um pequeno e superficial roteiro que eu quero que vocês imprimam e colem na cabeceira da cama e leiam todo dia antes de dormir =P "Oremos":

1- Lógica de programação
Sim, sim, só teoria. Praticar aqui vai poupar tempo e neurôniops preciosos no futuro. Livro(sim! aquele de papel que vai te manter longe do msn enquanto vc estuda =P): Algoritmos e Lógica de Programação, no Submarino.

2- Pascal

Não se preocupe em aprender a linguagem em si por enquanto. Até porque Pascal não é, digamos, uma linguagem-alvo no momento. O uso do Pascal por enquanto é APENAS, eu disse A-PE-NAS pra se acostumar mesmo a programar, resolver bugs, melhorar o programa com refinamentos sucessivos... APENAS, eu disse A-PE-NAS pra poder aplicar numa prática bem simplificada os conceitos que você aprendeu em lógica de programação(supõe-se que você tenha aprendido alguma coisa ahsuahuah).

3- Programação estruturada e linguagens pra web.
Se quiser programar pra web, já pode começar a estudar HTML, PHP. Eu recomendo estudar C pra aprofundar conceitos de PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA e ESTRUTURA DE DADOS. É muito importante aprender essa teoria agora porque quando você for estudar coisas mais complexas no futuro o choque vai ser menor =P Além disso, te concede mais agilidade e não deixa seus códigos parecerem um frankstein de códigos alheios. Aprender conceitos te ensina entender a fundo o que você está fazendo. O que, obviamente, te eleva da condição de micreiro ao perfil de um verdadeiro profissional.

4- Orientação a Objetos e a Eventos.
Mais teoria \o/ PELO AMOR DE DELSSSSS não me invente de tentar aprender Java sem conhecer a teoria de orientação a objeto! Mais uma vez é um conceito importantíssimo que vai te ajudar em projetos maiores em quase todas as outras linguagens, tanto web quanto desk. Existe também um conceito menos "festejado" mas igualmente importante que é orientação a eventos. Uma liguagem/IDE de programação que facilita 1000% o aprendizado dessa idéia é o Delphi. Com essa onda de programação web o Delphi ficou meio esquecido mas não é difícil de aprender e pode render bons jobs. Também facilita o raciocínio na hora de desenvolver diagramas de casos de uso e talz...

5- Banco de Dados
Hora de aprender a integrar com banco de dados \o/ Até aqui vc tava só brincando, amiguë ^^ Agora é q o negoço fica quente ;) Recomendo estudar a linguagem SQL mesmo e depois escolher uma plataforma pra praticar. Mysql é gratis, leve e com muita documentação. Quando você ficar grandinh@ pode aprender Microsoft SQL e outros se precisar. SQL é a base, o resto desenrola-se. :)

A partir desse ponto acredito que qualquer um já estará à vontade pra aprender qualquer outra coisa. É só pesquisar, galerë! Amigoogle tá aí pra isso! \o/ Se você quer programar pra web é importante procurar saber CSS, SEO e um pouco de webdesign também não faz mal a ninguém. Linguagens em bastante evidencia hoje são PHP, Ruby e C#. Mas uma área na qual pude perceber bastante deficiência e que quase não é divulgada é a área de programação pra sistemas ERP.

Ainda não sei exatamente porque mas me parece que cada empresa que desenvolve um sistema de ERP acaba desenvolvendo uma linguagem própria oO O fato é que tá cheio de vaga pra desenvolvedor em advpl, Clarify, SAP e outros. Materiais e fóruns nessa área são beeeem mais difíceis justamente porque não é um mercado imenso como é o de desenvolvimento web, por exemplo, as ferramentas são todas proprietárias. =( Acredito que entender de ERP seja um bom diferencial a se pensar... Acaba se tornando inteligente investir nisso justamente porque pouca gente está investindo #fikdik ;)

6- Fundamentos de Projeto
Por último, mas não menos importante(chavão =P), é um übber diferencial entender sobre Projeto de Software. Entender o básico(UML, Modelagem de banco de Dados, Diagramas de Caso de uso e coisas assim) é essencial pra que se trabalhe em equipe e em grandes projetos. Isso facilita inclusive projetos independentes e mesmo as coisinhas mais miudinhas ficam mais bem feitas com uma boa gerencia e documentação.

Acho que só depois desse 6º passo é que você tá pront@ pra "programar como gente grande", fazer grandes projetos, perder noites e fins de semana de sono/diversão, ou seja, trabalhar msmo. haushauha

Se você vai realizar esses passos dentro de uma faculdade ou por conta própria vai da sua facilidade de aprendizado, $ tempo $ ou uaréver :) Acredito que seja perfeitamente possível se tornar um bom programador estudando sozinho mas é preciso muita persistência e cuidado pra não botar o carro na frente dos bois. Sites super confiáveis e com material organizado são o Escol@ Virtual da Fundação Bradesco, o CDTC do governo Federal e o Imasters do UOL, fora é claro os sites oficiais das tecnologias citadas. Não quis encher essa página de links simplesmente porque isso é desnecessário. Qualquer termo usado aqui pode facilmente ser encontrado no google com material de sobra. Então mãos à obra, meu povo e minha pova!!!

Boa sorte a todos e até a próxima o/

12 comentários:

Maycon Rodrigues disse...

Ótimo, mas eu aprende php e sql em três meses é claro que eu tenho uma ótima lógica, no primeiro mês eu comecei a fazer alguns scripts e fui me divertindo.

Mas estou meio perdido, eu não fiz curso algum, não tenho certificado, mas quero ser um programador profissional.

Cinceramente, eu preciso de suas dicas. Por onde eu continuo?

Paula, a Abiúda disse...

@Maycon
É bem complicado isso de aprender sem fazer NENHUM curso... Estudando sem ter um nenhum referencial pra seguir vc não tem como saber se o q vc sabe é mto ou pouco sobre a linguagem e tb fica sem noção sobre em q nível de complexidade da linguagem vc está.

Essas são coisas q um profissional deve saber, tanto pra se posicionar no mercado como pra planejar sua evolução na profissão.

Se vc já escolheu msmo programação pra web como seu foco, eu recomendo que você compre um livro ou escolha um site pra usar de referência sobre a linguagem que você escolheu. Pelo livro/site você pode ver o que ainda te falta aprender.

Mas o mais recomendado MESMO é seguir esse roteirozinho, mesmo que tiver que "começar de novo" pq aí é certeza você evoluir com uma base sólida e no futuro ter a oportunidade de fazer uma escolha consciente pela área que mais te agradar.

Lembre-se da importância fundamental de entender a TEORIA da programação independente da linguagem ;)

Se precisar de mais ajuda pode deixar seu msn q eu te adiciono ^^
Boa Sorte o/

Unknown disse...

Apreciei bastante as dicas.. É um ótimo "roteiro" a ser seguido por quem quer começar a programar de verdade.
Curso Ciência da Computação e estou terminando o técnico em informática industrial, já tenho algum contato com programação. Vi no seu post o caminho que repito para mim todo dia sobre o que fazer e qual direção tomar.. Muito sugestivo, recomendarei..
Um abraço!

Paula, a Abiúda disse...

Obrigada \o/

Eu já vinha pensando nisso faz um tempo mas resolvi escrever antes de me perder ^^ haushausah
Na minha faculade de Redes de Computadores tive contato com Pascal, C e Java mas nada de muito profissional afinal o foco do curso é área de Redes. Porém, pesquisando na net e conversando com amigos programadores acabei criando essa fórmula. Eu mesma vou imprimir ela e colar na cabeceira da minha cama ;)

Jhonny disse...

Excelente post, parabéns!!!
É muito difícil vermos garotas como vc nesse meio da informática, principalmente com tanto conhecimento assim, tomara que surjam novas 'abiúdas'.

Paula, a Abiúda disse...

É nóis, mano!
o/

Potencia feminina disse...

meu deus, eu te daria 16 anos ahUAHuiahUAI :O como assim qrias ter uma filha q quisesse programar oO

não entendo nada disso, já de maquiagem, me garantoo mais :O

ja tas adicionada gata xD

Potencia feminina disse...

vc é muitoooooooooooooo querida.. *-* obrigadaa pelos comentários :)

Paula, a Abiúda disse...

16 anos *-* Ainnn se sesse haushauhsauahuah

Esse lance da filha eu quiz dizer assim UM DIA qdo eu tiver uma filha q keira programar com 16 anos eu vou ficar tri feliz ^^

Em makiagem c arrasa msmo amiguë \o/

Potencia feminina disse...

Owww lindaaa criei um selinho e estou passando aqui para avisar que você recebeu. Espero que goste, participe e com certeza seja feliz x) E lógico, poste né ;D

Unknown disse...

Oi, eu qria umas dicas sobre programação, li seu roteiro e gostei, mês q vem vo comprar um livro de lógica.. (pq nao curto ler na net), e vou estudar até prestar vestiba, tbm tenho 16 anos... se tiver um msn q possa add, passa ai, pq mais pra frente e até agora gostaria de conversar e tirar dúvidas com vc.. Aguardando msn/e-mail, abraços... Filipe..

Anônimo disse...

Victor

victormarcello@terra.com.br

Finalmente... achei uma pessoa que tenha senso de humor e que sabe o que diz!

Teu blog tá bem legal e acabou de ganhar mais um leitor!

Parabéns e sucesso - almejo seguir nessa área... com 26 anos começando!

Quem sabe chego lá... tenho uma visão mais ampla, e acredito que sabendo e entendo bem de programção fique mais fácil... trabalhar... na área de tecnologia...

Abiuda é...

Minha foto
Santa Rita, pArAíBa, Brazil
... ... ... Exatamente! =P