quinta-feira, 25 de junho de 2009

Wiki é lekal ^^

Pensando em como manter uma documentação de rede que fosse facilmente acessível e editável tive a idéia de criar um Wiki na empresa onde trabalho.

Mais perfeito impossível: uma documentação que fica acessível pra leitura/edição em toda a rede à distância de um mísero login, que pode ser feito até mesmo em integração com o Ldap.

Comecei(obviamente) por googlar o termo "wiki". Descobri que são milhaaaaares os motores que podem servir de base pro seu wiki. Encontrei até um wiki de wikis!!! Li bastante e no final fiquei indecisa entre dois: DokuWiki e TikiWiki.

O TikiWiki é um CMS completíssimo. Blog, enquetes, comentários, fórum e etc etc etc. O armazenamento do conteúdo é no Mysql, o que pode deixar o wiki um pouco lento, principalmente no caso de páginas com muito conteúdo.

Já o DokuWiki é mais simples. Em 10min vc já tem um wiki rodando perfeito e se depois quiser adicionar funcionalidades pode fazer isso via plugins. O armazenamento é em arquivos de texto e isso é bom por dois motivos: carregar as páginas é bem mais rápido e exportar o conteúdo é bem mais fácil. Afinal é muito mais simples fazer um scriptzinho qualquer pra tratar arquivos texto facilmente legíveis do que se adaptar a toda a estrutura de um banco de dados.

Mas não dispensei o Tiki. Assim que tiver um tempinho, eu vou destrinchá-lo com todo o amor e carinho. Quem sabe até meu site não sai dele? ^^ E a lista de CMSs pra testar só aumenta: Drupal, Django e agora o TikiWiki. Do jeito que sou indecisa vou fazer um versão em cada CMS e mostrar pra vocês ^^

Como brinde pra vocês eu deixo esse übber tutorial do Guia do Hardware que ajuda a deixar seu DokuWiki ainda mais perfeitinho [isso foi tão miguxo oO]

Té a próxima 0/

3 comentários:

Marcelly Celani disse...

Pauula, oobrigada pela visitinha la no blog, quantas conhecidencias em? blogueiras de João Pessoa, ;D
adoreei seu blog vio?
beijos

Tiago Calisto disse...

Muito bom o post. Bem elaborado.

Paula, a Abiúda disse...

Obrigada ^^

Se tiver dúvidas pode falar que a gt desenrola =D

Xau o/

Abiuda é...

Minha foto
Santa Rita, pArAíBa, Brazil
... ... ... Exatamente! =P