sábado, 19 de setembro de 2009

Screencast - Que diabo é isso?!? oO

Você que não entende muito de internet, não vive no computador, tem vida social e não é nerd :P provavelmente não sabe definir o que são screencasts. Mas também é bem possível que você tenha aprendido a usar o twitter assistindo um vídeo-tutorial e é mais provável ainda que tenha ficado de queixo caído assistindo algum vídeo de Photoshop Extreme Makeover.

Todos esses vídeos se encaixam na categoria de screencast: gravação de uma tela de computador em atividade normalmente contendo áudio(narração ou trilha sonora). Em resumo, ele é um filme de um monitor.

Estava eu muito tranquila fazendo nada no meu pc quando o Dani Saes me perguntou se seria possível gravar as aulas do cursinho que ele assiste pela internet. Logo imaginei conseguir pegar o arquivo .flv do cache do navegador mas não rolou. Então me veio a idéia de fazer uma gambi básica: gravar a tela e o aúdio das aulas enquanto ele assiste e foi daí que nasceu minha tara por screencasts. haushauhasua

Eu já havia tido vontade de pesquisar isso antes mas sempre acabava deixando pra lá. Como eu tava com tempo, resolvi baixar vários softwares pra testar e desses testes nasceu o pequeno review que vou passar pra vocês nos próximos posts.

Testei 6 ferramentas, avaliei alguns critérios básicos e decidi estruturar o review assim:
  • Nome - Site
  • Tipo de Licença
  • Nota
  • Vocação
  • Exemplo
  • Captura de Áudio(entrada/saída)
  • Vídeo (tipo de arquivo de saída, qualidade, tempo de gravação, ferramentas de edição)
  • Opções de share
  • Observações
Nos próximos dias vou postar os reviews do Jing, CamStudio, Wink, Camtasia Studio, ScreenCastle e ScreenR. Enquanto isso vocês podem ler mais detalhes nesse artigo.(antigo mas com vários pontos ainda válidos)

Até mais o/

Nenhum comentário:

Abiuda é...

Minha foto
Santa Rita, pArAíBa, Brazil
... ... ... Exatamente! =P