Dia desses, um post do startupi me chamou bastante atenção. Falava sobre a visão de angel investor sobre o mercado brasileiro. A primeira coisa que pensei foi: angel, oq?!?!?
Apesar de ler alguns caraminguás sobre mercado financeiro, focando mais em investimento em ações, eu só conhecia o mercado de venture capital de ouvir falar. Depois de conhecer o conceito de Angel Investor eu me dei conta de que esse tipo de investidor pode não estar tão longe de empreendedores iniciantes como eu. =D
Da Wikipedia:
" Angel Investor é uma pessoa física ou uma empresa disposta a investir em empresas que estão iniciando suas atividades empresariais (startup) ou pensam em iniciar atividades comerciais ou industriais, contudo, não contam com o aporte financeiro necessário para a empreitada."
Isso é a mesma coisa que venture capital, certo? Errado. O venture capital é algo mais, digamos, burocrático. Ele só chega em empresas já formadas, relativamente grandes, com possibilidades comprovadas de lucro. A faixa de investimentos do VC é sempre da ordem de milhões de dólares.
O Angel Investor é, digamos, mais brother. Investe uma faixa de valores bem menor que o VC e tem como objetivo principal ajudar a concretizar boas idéias e ainda por cima lucrando com isso. Portanto, o Angel Investor age nas empresas bem antes delas virarem alvo do venture capital, às vezes até mesmo antes delas se tornarem empresas de verdade. Pode acreditar! O google começou assim!
Dando mais uma googlada achei a Federação Nacional de Associações de Business Angels - FNABA. Empolgação total e absoluta até perceber que se tratava de uma instituição em Portugal e não aqui ¬¬ Tem um bom materiral para entender melhor esse tipo de investidor. Vale a visita.
Continuei procurando e achei o site da AINBrasil. Você se cadastra, mostra sua idéia pro mundo e, infelizmente, paga R$200 pra permitir que os investidores interessados entrem em contato direto com você. Mas vale muito a pena também.
Outro link super interessante é esse do Portal Universia Brasil. Fala sobre um dos Fóruns de Private Equity, Venture Capital e Empreendedorismo, promovido pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV que, ano passado, teve como tema "Angel Investors e Seed Capital". No site do FGVcepe tem bastante material sobre o assunto.
E para entender um pouco mais sobre capital de risco, eis um link bem completo do portal E-commerce Brasil.
Estuuuuda, minin@! ^^
2 comentários:
Então um Angel Investor seria praticamente um mecenas do mundo dos negócios. Haja confiança no empreendimento a ser investido!
Beijos estratégicos...
A idéia é exatamente esta, Cooper!
O Angel Investor é a "metade da laranja" de um empreendedor[hamham] pobre.
O ideal é qdo o empreendedor tem a idéia e o dinheiro, mas como ng é perfeito.. Viva as parcerias! =D
Postar um comentário